Pergunta 1
Leia a charge a seguir e as asserções baseadas nela.Folha de S.Paulo, São Paulo, 15 ago. 2010, p. 2.No país, existem iniciativas de políticas de bem-estar socialPORQUEos indivíduos podem se acomodar às benesses instituídas pelo poder público.Indique a alternativa correta:Resposta Selecionada: c.A primeira asserção é verdadeira e a segunda é verdadeira, mas não é justificativa da primeira.Pergunta 2
Examine o seguinte anúncio publicitário:Revista Valor (Especial). Jul, 2011. Adaptado.Considere as seguintes afirmativas sobre a lógica do texto publicitário e depois indique a alternativa correta.I. O texto dá a impressão visual que o emaranhado de linhas da folha da árvore se assemelha a um mapa, demonstrando rotas, cruzamentos e passagens.II. A relação de sentido existente entre a imagem de uma folha de árvore com o “mapeamento lógico” está presente justamente nessa semelhança visual ao mapa.III. O “caminho” pelo visual, que as linhas entrecruzadas fazem, lembra-nos de caminhos presentes em uma representação cartográfica.Resposta Selecionada: d.Todas as afirmativas têm sentido na leitura do anúncio.Pergunta 3
A lógica possibilita a estrutura e a organização do discurso argumentativo, que precisa:I. Distinguir claramente premissas de conclusões.II. Apresentar as ideias em uma ordem natural.III. Partir de premissas plausíveis.Resposta Selecionada: e.Todas estão corretas.Pergunta 4
A indução realiza-se em três etapas ou fases, que são:I. Observação dos fenômenos com a finalidade de descobrir as causas de sua manifestação.II. Descoberta da relação entre eles por intermédio da comparação.III. Generalização da relação encontrada entre os fenômenos e fatos semelhantes, muitos dos quais ainda não observados.Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: a.Há coerência na sequência apresentada.Pergunta 5
Leia alguns exemplos de argumentos:Argumento 1. Não podemos permitir o aborto porque é o assassínio de um inocente.Argumento 2. Dado que os artistas podem fazer o que muito bem entenderem, é impossível definir a arte.Argumento 3. Considerando que sem Deus tudo é permitido, é necessária a existência de Deus para fundamentar a moral e dar sentido à vida.Argumento 4. Se Sócrates era um deus, era imortal. Mas dado que Sócrates não era imortal, não era um deus.Leia as afirmativas e depois indique a alternativa correta.I. No caso do argumento 1, a conclusão é «Não podemos permitir o aborto» e a premissa é «O aborto é o assassínio de um inocente».II. No caso do argumento 2, a conclusão é «É impossível definir a arte» e a premissa é «Os artistas podem fazer o que muito bem entenderem».III. O argumento 3 é mais complexo: a conclusão é «É necessária a existência de Deus para fundamentar a moral e dar sentido à vida» e a premissa é «Sem Deus tudo é permitido».IV. O argumento 4 pode ser canonicamente reformulado como se segue:Se Sócrates era um deus, era imortal.Sócrates não era imortal.Logo, Sócrates não era um deus.Resposta Selecionada: a.Todos os argumentos e as conclusões são verdadeiros.Pergunta 6
Os trechos abaixo são retirados de pesquisas de diversas áreas. Identifique aquele que seguiu o método indutivo:Resposta Selecionada: b.A intenção do presente estudo é traçar o perfil dos membros da Cooperativa de Artesanato do Sudoeste da Bahia Criar e Recriar.Pergunta 7
O relógio de luz, que é um medidor de energia elétrica de uma residência, é constituído de quatro relógios, cujos sentidos de rotação estão indicados conforme a figura:
A medida é expressa em kWh e o número obtido na leitura é composto por 4 algarismos. Cada posição do número é formada pelo último algarismo ultrapassado pelo ponteiro. O número obtido pela leitura em kWh, na figura, é:Resposta Selecionada: a.2 614Pergunta 8
Podem-se resumir as formulações restritas às abordagens da lógica formal. Indique a formulação resumida que NÃO está de acordo com a lógica formal:Resposta Selecionada: b.A lógica não se preocupa com a relação (entre duas ou mais afirmações) e seu objetivo é a validade dessa relação.Pergunta 9
(ITA – 2012) Em sentido amplo, a relação de causa e efeito nem sempre é estabelecida por conectores (porque, visto que, já que, pois etc). Outros recursos também são usados para atribuir relação de causa e efeito entre dois ou mais segmentos. Isso ocorre nas opções abaixo, EXCETO em:Resposta Selecionada: c.A instalação de linhas de monotrilho ou de corredores de ônibus precisa vitaminar uma área.Pergunta 10
Analise as asserções que seguem.I. A palavra abacaxí deve ser acentuada.PORQUEII. Todas as palavras paroxítonas terminadas em i são acentuadas.É correto afirmar queResposta Selecionada: c.As duas asserções são falsas.
sábado, 19 de novembro de 2016
Estudos Disciplinares IV Avaliação II 9 em 10 pontos erro na questão 10
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Analise as asserções que seguem.
I. A palavra abacaxí deve ser acentuada.
PORQUE
II. Todas as palavras paroxítonas terminadas em i são acentuadas.
É correto afirmar que:
Resposta Selecionada:
a.
A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
Resposta A. As questões do tipo asserção-razão são resolvidas por meio da análise das relações existentes entre duas afirmativas (proposições I e II) conectadas pela palavra “PORQUE”. A asserção I é falsa, pois a palavra “abacaxi” não deve ser acentuada. A asserção II é verdadeira, pois todas as palavras paroxítonas terminadas em i são acentuadas.
ExcluirMuito Obrigadooo !
ResponderExcluir