Pergunta 1
Com relação à evolução do comércio e da indústria, podemos dizer que até uma determinada época o Brasil mantinha um perfil estacionário, de tal forma que os produtos nacionais não tinham competitividade no mercado internacional. Nas afirmativas a seguir foram listadas algumas possíveis razões:I . Produtos defasados.II . Tecnologias ultrapassadas.III . Indústrias que viviam na época da “geração carroça”.IV . Falta de planejamento e estratégia.Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):Resposta Selecionada: b.
A I, a II, a III e a IV.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: alternativa B.Comentário: Até o início dos anos 1990, a indústria e o comércio brasileiros não tinham alcançado um desenvolvimento que permitisse a entrada dos produtos nacionais no mercado internacional. Além das causas apresentadas nas afirmativas, havia falta de matéria-prima, necessidade de mão de obra especializada, existia volume alto de estoque, a economia estava em fase de transição. Com relação à chamada “geração carroça”, lembramos que é uma alusão à crítica feita na época pelo então presidente Collor às montadoras instaladas no país, quando chamou os carros produzidos por elas de carroças. A indústria nacional deu um salto evolutivo a partir da abertura do mercado brasileiro (1992) para os produtos importados – teve de tirar o atraso e enfrentar a concorrência à altura –, quando passaram a chegar grandes indústrias de transformação, serviços, tecnologias e, principalmente, empresas ligadas à área de logística.Pergunta 2
Considere as seguintes afirmativas:I . Industrialização é toda atividade de transformação de matéria-prima em produto acabado.II . Serviço é um tipo específico de bem, cujas principais características são a intangibilidade (não tem existência física) e a impossibilidade de ser armazenado, ou seja, só é possível consumi-lo no momento em que está sendo produzido.III . Necessidades dos clientes são forças de estímulo de compra acionadas pelos consumidores, os quais buscam no mercado produtos e/ou serviços que as satisfaçam.Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):Resposta Selecionada: e.
Todas as afirmativas estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: alternativa E.Comentário: Vista de forma simplificada, a industrialização é, sem dúvida, toda atividade de transformação de matéria-prima em produto acabado. Entretanto, quando a enxergamos de forma abrangente, vemos que o termo também se aplica a um processo histórico que provocou grandes mudanças nas sociedades. Passou a tornar-se o setor dominante da economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, gerando transformações profundas no modo de vida das sociedades e nas relações sociais.Já serviço pode ser definido como um produto cujas principais características são a invisibilidade, a intangibilidade, a impossibilidade de transporte e armazenamento e a simultaneidade entre produção e consumo. Na economia mundial, o setor de serviços representa uma grande porcentagem do PIB dos países desenvolvidos e mesmo de emergentes, como o Brasil. Entre as áreas que fazem parte desse setor estão a de telecomunicações, finanças, transportes, consultoria, distribuição, publicidade e turismo.Com relação às necessidades dos clientes, pode se dizer que é da natureza das pessoas estarem permanentemente precisando satisfazer alguma necessidade, das mais elementares, como comer, beber e dormir, até as mais complexas, como realizar projetos e metas, tanto na vida pessoal quanto profissional. Sabendo disso, as empresas recorrem a estudos de mercado para poder oferecer a elas produtos ou serviços que atendam plenamente suas expectativas.Pergunta 3
Entre as atividades da logística empresarial estão o processamento de pedidos, o armazenamento, o transporte e a entrega de mercadorias nos prazos estipulados. Para realizá-las eficientemente, ela se propõe a cumprir determinados objetivos. São eles:Selecione a alternativa que apresenta esses objetivos.Resposta Selecionada: e.
Colocar o produto certo, na hora certa, no local certo, na quantidade certa e ao menor custo possível.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: alternativa E.Comentário: Gerenciar a cadeia de abastecimento de uma empresa, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes, é uma atribuição da área de Logística. Para tanto, ela planeja, implementa e controla o fluxo e o armazenamento eficiente das matérias-primas, dos materiais semiacabados e dos produtos acabados, bem como das informações relativas a eles. Ao realizar essas operações, a Logística procura alcançar seus objetivos finais que são: colocar o produto certo, na hora certa, no lugar certo, na quantidade certa e ao menor custo possível.Pergunta 4
O termo estratégia, utilizado frequentemente nas áreas militar, política e econômica, a partir de certo marco histórico passou a ser empregado também no ramo empresarial.Selecione a alternativa que apresenta esse momento da história.Resposta Selecionada: c.
Revolução Industrial.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: alternativa C.Comentário: Foi a partir da Revolução Industrial, quando a atividade empresarial ampliou seus horizontes e passou a adotar um formato mais parecido com o da atualidade, que o termo estratégia passou a ser utilizado também na área empresarial.
Pergunta 5
Os centros de distribuição têm como objetivo o ___________________, o armazenamento, o controle de estoques e a distribuição de mercadorias para atender ao ___________________. São responsáveis pela ________________________, pela contratação e despacho dessas mercadorias através do _________________ e da gestão desses produtos, objetivando atender de forma eficiente ao consumidor final.Selecione, a seguir, a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima.Resposta Selecionada: a.
Recebimento; cliente final; documentação; transporte.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: alternativa A.Comentário: As operações realizadas em um centro de distribuição – recebimento, movimentação, armazenagem, separação de pedidos e expedição – fazem dele uma peça de grande importância no sistema de logística. O conjunto integrado de suas atividades visa mover um fluxo eficiente de materiais e produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Atualmente, as empresas estão procurando agilizar esse fluxo diminuindo o tempo entre o recebimento e a entrega dos pedidos para poder reduzir os investimentos em estoque.Pergunta 6
Segundo a tese de Porter, a noção que fundamenta o conceito de estratégias genéricas (custo, diferenciação e enfoque) é que a vantagem competitiva está no âmago de qualquer estratégia. Para obter essa vantagem, a empresa precisa fazer uma escolha (trade-off), selecionando o tipo de vantagem competitiva que deseja ter e o escopo dentro do qual pretende alcançá-la. Essa decisão envolve uma estratégia de caráter:Resposta Selecionada: a.
Financeiro.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: alternativa A.Comentário: O termo trade-off está associado à estratégia financeira, atividade em que a empresa busca recursos financeiros para desenvolver outras atividades, internas e/ou externas.Pergunta 7
Um _________________________________ é uma empresa constituída, de caráter externo à empresa produtora, e responsável por toda a atividade de ___________________________de mercadorias que, até então eram realizada pela empresa. Normalmente, busca-se no mercado uma empresa com essa finalidade por falta de espaço, de ______________________, de tecnologia e de conhecimento do __________________, fatores esses que levam essas empresas a atuar no mercado.Selecione, a seguir, a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima.Resposta Selecionada: d.
Operador logístico; distribuição; controle de estoque; mercado.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: alternativa D.Comentário: As taxas de juros e os esforços para reduzir os níveis de estoques durante as décadas de 1970 e 1980 levaram a uma mudança significativa em parte das atividades exercidas pelas empresas. Os gestores decidiram concentrar-se nas suas competências produtivas e deixar os outros assuntos à parte, dando assim lugar aos operadores logísticos, cujo tipo de serviço oferecido continua em pleno crescimento.Pergunta 8
As afirmativas abaixo tratam da relação de parceria entre empresas e prestadores de serviços na área de logística, especialmente na distribuição. Leia atentamente e na sequência assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) INCORRETA(S).I . Após a parceria ser selada, não há necessidade de grande preocupação com o relacionamento entre as partes.II . A comunicação e a informação são os fatores mais importantes na definição da parceria.III . A confiança deve ser encarada com desconfiança, entretanto, não é necessário manter o controle de todas as atividades.Resposta Selecionada: a.
Estão incorretas as afirmativas I e III.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: alternativa A.Comentário: A opção I está incorreta, porque após ser selada uma parceria, deve existir preocupação com o relacionamento entre as partes, fato que infelizmente nem sempre ocorre. A opção III também está incorreta, uma vez que é necessário que haja um controle total sobre as atividades e que se atue sempre com desconfiança.Pergunta 9
Com relação à evolução dos CDs, considere as seguintes afirmativas colocando V quando verdadeira e F quando falsa.I . A indústria, o comércio e os serviços evoluíram ao longo dos anos.II . A logística não passou por grandes transformações.III . No século passado, as necessidades logísticas do comércio, das empresas e dos clientes eram poucas.IV . A evolução dos processos logísticos e dos CDs deve ser constante.Assinale a alternativa que estabelece as relações corretas:Resposta Selecionada: e.
I – V, II – F, III – F, IV – V.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: alternativa E.Comentário: Não existe nenhuma dúvida quanto à evolução da indústria, do comércio e dos serviços ao longo dos anos, logo, a I é verdadeira. Assim também a logística passou por grandes transformações, portanto a afirmativa II é falsa, assim como a III, pois terminada a Segunda Gerra Mundial, a logística também passou a fazer parte das organizações e empresas civis, o que contribuiu para aprimorar suas técnicas de controle e identificação de oportunidades de redução de custos, de prazos de entrega, de aumento da qualidade no cumprimento de prazos etc. Nas décadas seguintes o desenvolvimento da logística não parou, atingindo um patamar realmente surpreendente na década de 1980, em decorrência das demandas provocadas pela globalização, pela alteração da economia mundial e pelo uso generalizado da informática na administração. A afirmativa IV é verdadeira, sobretudo considerando os avanços tecnológicos, a competitividade entre as empresas e o aumento das exigências dos consumidores.Pergunta 10
São empresas baseadas na administração de atividades que, geralmente, não detêm ativos tangíveis, mas fornecem a seus clientes recursos humanos e sistemas para administrar todas suas funções logísticas ou parte delas.Assinale a alternativa que apresenta o tipo de empresa descrito no texto acima.Resposta Selecionada: a.
Prestadores de serviços logísticos.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: alternativa A.Comentário: O prestador de serviços logísticos é aquele que administrar os recursos humanos e boa parte das funções logísticas de uma empresa.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Centro de Distribuição Estratégias e Localização Questionário Unidade I 2,5 em 2,5 pontos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito estuda
ResponderExcluirmuito bom o estudo
ResponderExcluir