quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Centro de Distribuição Estratégias e Localização Questionário Unidade II 2,5 em 2,5 pontos

  • Pergunta 1

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    A extensão de um __________________ está ligada ao número de níveis intermediários na cadeia de suprimentos, desde a _______________ até o consumidor final. Cada patamar de intermediação na cadeia de suprimento forma um nível do canal. O chamado canal de nível zero não possui níveis intermediários, com o ________________ vendendo seu produto diretamente ao _______________.

    Selecione a opção que completa o texto sinalizado:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Canal de distribuição, manufatura, fabricante, consumidor.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: a opção que completa o texto é: canal de distribuição, manufatura, fabricante e consumidor.
  • Pergunta 2

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Em relação aos canais de distribuição, considere as afirmativas a seguir:

    I - Os especialistas em logística dominam a distribuição física de produtos.
    II - O pessoal de marketing e de vendas encara a cadeia de suprimento focado mais nos aspectos ligados à comercialização dos produtos.
    III - A maior parte dos produtos comercializados no varejo chega às mãos dos consumidores através de comerciantes.

    Selecione a seguir a alternativa incorreta:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Apenas a alternativa III.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: a resposta incorreta é a alternativa “c”, ou seja, a maior parte dos produtos comercializados no varejo chega às mãos dos consumidores através de intermediários e não por comerciantes.

  • Pergunta 3

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Em relação à definição dos canais de distribuição, selecione as opções em V (verdadeiras) ou F (falsas).

    I - Por clientes entendemos especificamente um usuário final, raramente um intermediário na cadeia de suprimento.
    II - As empresas que produzem garrafas plásticas para refrigerantes vão focalizar como cliente não o consumidor final, mas as indústrias que produzem a bebida.
    III - A venda de produtos de petróleo é canalizada aos consumidores finais, pessoas físicas, através dos postos de gasolina.
    IV - Muitas vezes, a empresa precisa definir seus fornecedores a partir do zero, seja porque o produto é novo, seja porque está entrando em um mercado muito diverso daquele onde está habituada a atuar.

    Selecione a relação correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    I – V, II – V, III – V, IV – V
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: nesta questão todas as alternativas são verdadeiras.
  • Pergunta 4

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Hoje, com a revolução no tratamento e no uso da informação e com a ampliação do comércio eletrônico, nota-se uma tendência de utilização de canais mais curtos na cadeia de suprimentos. De todos os intermediários, existe um que é considerado o mais propenso a ser eliminado da cadeia de suprimento.

    Selecione a alternativa que sinaliza esse intermediário.
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    O comércio atacadista.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: o comércio atacadista é um intermediário considerado o mais propenso a ser eliminado da cadeia de suprimentos.
  • Pergunta 5

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    O canal de distribuição de um determinado produto pode envolver alguns setores. Sinalize o setor que não faz parte do processo de um canal de distribuição.
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    NDA.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: todos os setores sinalizados nesta questão fazem parte do processo de um canal de distribuição.
  • Pergunta 6

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    O grossista é uma entidade que atua como intermediário, compra em grande quantidade e vende no mercado como um todo. Selecione a opção em que sinaliza a entidade para qual o grossista não vende.
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Consumidor.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: o grossista atua como um intermediário dentro do segmento de atacado, ou seja, não atende ao consumidor como um todo.
  • Pergunta 7

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Os centros de distribuição têm um papel extremamente importante e estratégico em relação ao mercado de consumo. A partir de uma atividade logística completa em um CD é que poderemos atender as necessidades de quem?
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Clientes e consumidor final.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: a partir de uma atividade logística completa em um CD é que poderemos atender as necessidades tanto de clientes como de consumidores finais.
  • Pergunta 8

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Selecione a opção que não representa os objetivos dos canais de distribuição.
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Planejamento de produção.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: O Planejamento de produção faz parte da cadeia com relação ao que tange a parte de desenvolvimento de produtos, portanto, não faz parte dos objetivos de um canal de distribuição.
  • Pergunta 9

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Uma vez definidos os canais, a empresa precisa identificar que funções devem ser associadas a cada canal de distribuição. Parte-se de uma definição de funções mais geral e, a seguir, detalham-se suas características. Tipicamente, as funções são enquadradas em quantas categorias?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Oito categorias.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: as funções são enquadradas em oito categorias.
  • Pergunta 10

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Considere as afirmativas a seguir:

    I - O consumidor está cada vez mais informado sobre os produtos existentes e como a empresa atua em relação aos seus fornecedores.
    II - Nos dias atuais, faz-se necessário que a empresa analise e pense na qualidade de seus produtos como um diferencial no mercado.
    III -´A variedade de mercadorias que um produtor desenvolve, assim como o canal de distribuição leva aos pontos de vendas, é considerada um diferencial no mercado.
    IV - Disponibilizar o produto, bem como a quantidade e a qualidade do mercado consumidor, é uma ação de produção e vendas da empresa.

    Selecione a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    As alternativas II e III estão corretas.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: a opção I está incorreta, a empresa atua em relação ao mercado e não aos seus fornecedores. A opção II está correta, bem como a III. A opção IV está incorreta, ou seja, disponibilizar o produto, bem como a qualidade do mercado consumidor, é uma ação de negócio e estratégico da empresa e não produção e vendas.

2 comentários: