Pergunta 1
A aquisição compreende a elaboração e colocação de um pedido de compra com um fornecedor já selecionado, bem como a monitoração contínua desse pedido, a fim de evitar atrasos no processo. Esta definição por Bertaglia, 2009 refere-se a qual elemento da cadeia de abastecimento?Resposta Selecionada: d.
ComprasRespostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Comentário: D, Segundo (Bertaglia 2009 p.30), Compras é o conceito utilizado na indústria com a finalidade de obter materiais, componentes, acessórios ou serviços. é o processo de aquisição, que também inclui a seleção de fornecedores, os contratos de negociação e as decisões que envolvem compras locais ou centrais. Desta forma, a aquisição compreende a elaboração e colocação de um pedido de compra com um fornecedor já selecionado, bem como a monitoração contínua desse pedido, a fim de evitar atrasos no processo.Pergunta 2
A cadeia de suprimentos imediata:Resposta Selecionada: e.
Representa todos os fornecedores e consumidores com os quais a empresa faz negócio diretamenteRespostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Resposta: E.Comentário: A definição de cadeia de suprimentos imediata feita por Slack (1993) é aquela que representa todos os fornecedores e consumidores com os quais a empresa faz negócio diretamente, em que a relação é mais próxima, às vezes diária. O conhecimento, neste caso, é maior, e torna possível entender melhorar esta relação e realizar melhores trabalhos.Pergunta 3
Ballou (1993), diz que a logística está associada ao estudo e administração de fluxos de bens e serviços, juntamente com ___Resposta Selecionada: a.
A informação que os movimentaRespostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A, Assim como Ballou (1993), no conceito de logística, vários autores mencionam o fluxo de informações relacionadas no processo. O Council of Logisicsts também define logística como a arte de planejar, implementar e controlar a movimentação de matéria-prima, estoque em processo e produto acabado e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo. A informação é essencial na integração logística.Pergunta 4
De acordo com Bertaglia (2009), os elementos da cadeia de abastecimento podem ser divididos em:Resposta Selecionada: c.
Planejamento, Compras, Produção e DistribuiçãoRespostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Comentário: C, os elementos da cadeia de abastecimento podem ser divididos em Planejamento, Compras, Produção e Distribuição (Bertaglia, 2009, P. 28)Pergunta 5
Lummus e Vourka (1999) apresentam três razões principais para o SCM ter se consolidado a partir da década de 90, que podemos sintetizar da seguinte forma:I . As empresas estão cada vez menos verticalizadas, mais especializadas e procurando fornecedores que possam abastecê‑las com componentes de alta qualidade e a um baixo preço.II. O surgimento de Operadores LogísticosIII. O crescimento da competição no contexto doméstico e internacional.IV. O entendimento de que a maximização do desempenho de um elo da SCM está distante de garantir seu melhor desempenhoEm considerando verdadeiro (V) ou falso (F), a sequência correta das afirmativas acima pode ser classificada da seguinte forma:Resposta Selecionada: a.
V, F, V, VRespostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A, somente a afirmativa II é falsa, ou seja, não faz parte das razões principais para consolidação do SCM segundo Lummus e Vourka (1999).Pergunta 6
Na visão de Pires (2004) os três eixos da criação do SCM são:Resposta Selecionada: a.
Processos de Negócios, Tecnologia, Iniciativas, Práticas e Sistemas, Organização e PessoaRespostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A, segundo os autores Lummus e Vourka (1999) os três eixos do SCM são:Processos de negócios: contempla os processos de negócios que devem ser executados efetivamente ao longo da SCM. Esse eixo representa o porquê da existência e a finalidade principal da SCM. Tecnologia, iniciativas, práticas e sistemas: representam os meios atuais e inovadores que viabilizam a execução dos processos de negócios‑chave na SCM e Organização e pessoa: contempla a estrutura organizacional e a capacitação institucional e pessoal capaz de viabilizar uma efetiva SCM.Pergunta 7
O processo de implantação do conceito de Supply Chain Management — SCM passa, invariavelmente, por sete fases ou processos‑chaves, conforme descreve Fleury et al (2000:45)I. Relacionamento com os clientes.II. Serviço aos clientes.III. Administração da demanda.IV. Atendimento de pedidos.V. Administração do fluxo de produção.VI. Vendas/ Comercial.VII. Desenvolvimento de novos produtos.Qual das fases acima está incorreta?Resposta Selecionada: e.
Vendas/ ComercialRespostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Comentário: E, Seguindo a sequência das fases de implantação do conceito de SCM segundo Fleury, não inclui área de vendas e sim Compras/Suprimentos.Pergunta 8
O processo logístico evidencia conceitos importantes na logística. Qual (is) afirmação (ões) abaixo faz (em) parte destes conceitos?I. Sistema é um conjunto de grupos de atividades, as quais parecem não ser dependentes, mas que, agindo de forma inter-relacionada, possibilitam a conclusão de um objetivo.II. Os grupos de atividades são subsistemas especialistas; apesar de todas as atividades estarem otimizadas, elas não garantem a otimização do sistema.III. As interfaces são fronteiras tênues e ficam entre grupos de atividades que possibilitam o fluxo de informações e materiais em sincronia.Resposta Selecionada: d.
Todas estão corretasRespostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Comentário: D – Todas estão corretas, estas são os três conceitos importantes na logística, conforme estudado no livro texto pag. 15Pergunta 9
Para verificar a entrega ao cliente, é necessário ter em mente, ainda no movimento de logística integrada, o sistema integrado de logística e possuem formas específicas de se manifestar. Observe as afirmativas abaixo e responda a questão a seguir:I. A previsão de vendas auxilia com informações o planejamento e controle de produção (PCP).II. O PCP provê informações ao abastecimento e a montagem, e também possui feedback do depósito de acabados.III. Os fornecedores provêm informações ao consumidor final, que, por sua vez, provê ao varejo e ao fabricante de componentes.Com relação as afirmativas acima, podemos dizer que:Resposta Selecionada: c.
I e II estão corretasRespostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Comentário: C - A afirmativa III está incorreta, não é para o consumidor que os fornecedores provem informações e sim a administração de estoque, ao PCP e a fábrica.Pergunta 10
Slack 1993 divide a cadeia de suprimentos em três níveis, são eles:Resposta Selecionada: b.
Cadeia de Suprimentos Total, Cadeia de Suprimentos Imediata e Cadeia de Suprimentos LocalRespostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: B, a cadeia de suprimentos, segundo Slack 1993 se divide em três níveis: Cadeia de Suprimentos Total, Cadeia de Suprimentos Imediata e Cadeia de Suprimentos Local
segunda-feira, 4 de setembro de 2017
Logística Integrada: Produçao e Comércio Questionário Unidade I 2,5 em 2,5 pontos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
top
ResponderExcluir