domingo, 11 de junho de 2017

Estudos Disciplinares VI Questionário Unidade I 5 em 5 pontos

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    hidráulica e biomassa;
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: D
    Comentário: No mapa que representa o percentual de energias renováveis de cada país no total da energia primária disponível, observa-se que o Brasil possui uma proporção elevada de uso desse tipo de fonte, quando comparado à maioria dos países do mundo. A principal justificativa para essa situação privilegiada do ponto de vista econômico e ambiental está relacionada à relevância de duas fontes renováveis na matriz energética nacional. A primeira é o grande potencial hidráulico do país do qual boa parte já é aproveitada, sobretudo nas áreas com maior demanda por energia. Além dessa fonte, o Brasil encontra-se em posição de destaque quanto ao aproveitamento da biomassa para a geração de energia, notadamente em função do uso do etanol derivado da cana para a produção de combustível, do qual o Brasil é o maior produtor mundial.
  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Redução da dependência do mercado dos países desenvolvidos.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: D
    Comentário: A interpretação do gráfico permite constatar a mudança do perfil do comércio exterior do agronegócio brasileiro, na medida em que se verifica a redução dos percentuais direcionados aos países desenvolvidos, como os da União Europeia, com decréscimo de 41% para 29%, e os EUA, com queda de 17% para 7%. Essa transformação indica a redução da dependência brasileira de exportação para esses mercados. Verifica-se, ao mesmo tempo, a ampliação das exportações para países denominados atualmente como emergentes.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Pessoas que têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder quer, exigem o estilo de liderança compartilhar.
    Respostas:
    a.
    Corretab. 
    c.
    d. 
    e.
    Feedback da resposta:
    Resposta: B
    Comentário: Compartilhar (E3) – para maturidade entre moderada e alta (M3). As pessoas desse nível de maturidade têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder quer. A falta de disposição muitas vezes, é consequência da falta de confiança em si mesmas ou inseguranças. É um estilo participativo (E3), de apoio e não diretivo, que tem maior probabilidade de ser eficaz com as pessoas que se encontram nesse nível de maturidade. Esse estilo envolve comportamento de relacionamento alto e tarefa baixo.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A cultura pode ser vista como a personalidade de uma sociedade. Inclui tanto ideias abstratas, como valores e ética, quanto serviços e objetos materiais, como automóveis, vestuário, comida arte e esportes, que são produzidos ou valorizados por uma sociedade. A cultura é a ‘lente’ através da qual as pessoas enxergam os produtos, e é o principal determinante do comportamento e dos desejos da pessoa. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.
        A cultura de um consumidor determina as prioridades globais que ele associa a diferentes atividades e produtos e ainda comanda o sucesso ou fracasso de produtos e serviços específicos.
    PORQUE

        Um produto que oferece benefícios coerentes com aqueles que são desejados pelos membros de uma cultura, em algum ponto do tempo, tem uma chance muito melhor de obter aceitação no mercado. 
    Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: A
    Comentário: A primeira afirmativa está correta, pois, como Kotler e Keller (2006) afirmam, os fatores culturais influenciam o comportamento de compra do consumidor de maneira extremamente significativa. Assim, é fundamental que produtos sejam analisados levando-se em conta a cultura do mercado-alvo. A decisão de compra é influenciada, entre outros fatores, pelo nível de conhecimento do consumidor a respeito do produto que compra.
    A segunda afirmativa está correta, pois o grau de conhecimento do consumidor a respeito do produto não só influencia a decisão de compra como também é parte integrante e fundamental do próprio processo de decisão.
    As duas afirmativas são verdadeiras, e existe relação entre elas, ou seja, pode-se estabelecer relação de causa e efeito.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A empresa de Confecções de Moda está fazendo uma atualização de seus cargos e salários. Iniciou o processo a partir da descrição de cargos, como é recomendado. Assinale a opção correta acerca de análise e descrição de cargos.
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    A descrição de cargo é um processo de enumeração de tarefas ou atribuições que compõem o cargo; assim, permite a diferenciação entre os cargos existentes na organização.
    Respostas:
    Corretaa.
    b.
    c.
    d. 
    e.
    Feedback da resposta:
    Resposta: A
    Comentário: Os cargos são entendidos como as atividades desempenhadas por uma pessoa, as quais são delimitadas por uma unidade organizacional, ocupando uma posição na estrutura da organização. Assim, determinado cargo é definido pelo conjunto de responsabilidades que o tornam diferenciado dos demais (CHIAVENATO, 2009). Segundo Pontes (2002), a avaliação de cargos é o processo de análise e de comparação de conteúdos dos cargos, ordenando-os em classes. Essa classificação serve de base para a elaboração de um sistema de remuneração, em que, entre outros aspectos, serão definidas as faixas salariais.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Buscando obter maior conectividade e velocidade de transmissão de dados, a empresa Alfa – uma das maiores livrarias do país – implantou recentemente uma intranet. Podemos dizer que a intranet é:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Um servidor web com informações da empresa para acesso interno.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: D
    Comentário: Essa alternativa contém a definição exata de uma intranet, ou seja, a funcionalidade similar à internet para comunicação interna e privativa.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém-adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível. O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que: 
    I - seja voltada para o cliente;
    II - valorize a inovação e a criatividade;
    III - mantenha as crenças existentes;
    IV - promova o aprender a aprender;
    V - se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos. 

    Estão corretos, apenas, os itens: 
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    I, II, IV e V.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: E
    I - Afirmativa correta.
    Comentário: Segundo Simeray (1970), a estrutura tradicional baseia-se no modelo burocrático tradicional, com hierarquia rígida e regras bem definidas, contextualizadas em um ambiente estável e pouco competitivo. As estruturas inovativas e adaptativas representam um paradigma baseado na nova realidade ambiental. O ambiente empresarial é mais complexo, turbulento e em constantes mudanças: políticas, econômicas, sociais e mercadológicas. É um ambiente que exige estruturas flexíveis, que preparem a organização para o enfrentamento de problemas e de mudanças inesperadas, considerando-as oportunidades mercadológicas e de melhorias dos seus processos de negócios (MORGAN, 1996). Para aproveitar as oportunidades, de acordo com as mudanças mercadológicas, deve-se agir tendo em vista o principal stakeholder localizado no ambiente empresarial, o cliente. 
    II - Afirmativa correta.
    Comentário: Segundo Nadler (2000), para enfrentar as mudanças constantes e potencializar a competitividade empresarial, deve-se adotar um desenho organizacional que tenha a mudança como parte integrante de sua funcionalidade. Nessas estruturas inovativas ou adaptativas, é necessário valorizar a inovação e a criatividade com o objetivo principal de aumentar a competitividade do negócio. 
    III - Afirmativa incorreta.
    Comentário: De acordo com os preceitos da cultura inovativa, os pressupostos de mudança e de flexibilidade incluem diversos fatores de motivação dos colaboradores e dos líderes, como o estímulo, a diversificação e a criatividade na tarefa. Esses fatores contrastam com uma postura calcada na manutenção das crenças.   
    IV - Afirmativa correta.
    Comentário: As estruturas adaptativas são norteadas pela competitividade empresarial e estão em constante mudança, de acordo com as novas situações apresentadas pelo ambiente empresarial externo. A nova situação exige que as organizações e as pessoas estejam preparadas para o enfrentamento de problemas e de mudanças inesperadas, de forma a aproveitá-las como oportunidades mercadológicas e de melhorias dos seus processos de negócios (MORGAN, 1996). 
    V - Afirmativa correta.
    Comentário: Por serem voltadas para resultados e para o melhor atendimento aos clientes, internos e externos, as metas devem estar em constante adaptação às estratégias empresariais, de acordo com as mudanças ambientais. Havendo mudanças nos objetivos organizacionais, exige-se uma definição clara de metas individuais para os colaboradores. Para que se obtenha sucesso, é imprescindível um sistema de incentivos baseado na consecução de metas individuais e coletivas. Esse alinhamento entre objetivos organizacionais e metas individuais sustentará o necessário processo de adaptação constante.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Um profissional que atua com Marketing de Relacionamento tem como meta prioritária:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Manter clientes a médio e longo prazos.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: E
    Comentário: O Marketing de Relacionamento enfatiza principalmente a necessidade de um relacionamento a longo prazo com o consumidor, em detrimento das práticas de transações com o objetivo de curto prazo, buscando a fidelização dos clientes. O Marketing de Relacionamento pode ser definido como sendo o uso de técnicas para: 1. Criar um relacionamento entre a sua empresa e esses clientes – um relacionamento que se prolonga por muitas transações. 2. Administrar esse relacionamento para o benefício dos seus clientes e da sua empresa. (STONE E WOODCOOK, 1998).
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Uma Cadeia de Churrascarias, presente em diversas cidades brasileiras, quer implantar uma nova filial em uma cidade do interior. Para tanto, contratou um escritório de marketing para apresentar-lhe uma Segmentação por Benefício deste setor. Qual dos conjuntos apresentados a seguir pode ser considerado como mais acertado para este tipo de Segmentação?
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Serviços, preço, qualidade do cardápio, estacionamento próprio.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: A
    Comentário: A segmentação por benefício requer "o levantamento dos principais benefícios que as pessoas desejam de uma determinada classe de produtos, os tipos de pessoas que desejam cada benefício e as principais marcas que contém esses benefícios" (Kotler, Armstrong: p. 155), permite uma melhor compreensão da dinâmica de mercado, contribuindo para o desenvolvimento de produtos e de campanhas de divulgação mais adequados. Assim, o serviço (atendimento), o preço (da alimentação), a qualidade do cardápio (diversificação), estacionamento próprio (facilidade), se encaixam neste tipo de segmentação.
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    “Configurar a imagem da empresa e de seus produtos de forma que os clientes possam entender o que a empresa proporciona em relação à concorrência”, é uma definição de:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Posicionamento.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: B
    Comentário: Para Kotler (2000:321), posicionamento é “o ato de desenvolver a oferta e a imagem da organização para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo”. Temos diferentes tipos de posicionamento: I. Posicionamento por atributos: baseia-se em benefícios tangíveis ou abstratos (sabor, frescor, bem-estar); II. Posicionamento por aplicação: ressaltam-se as vantagens em algum uso ou aplicação (exemplo: bebidas isotônicas que repõem sais); III. Posicionamento por usuário: apresenta um produto destinado a um grupo (exemplo, xampu para bebês); IV. Posicionamento por concorrente: vantagem explícita ou implícita frente ao concorrente (exemplo, carro 1.0 mais potente do mercado); V. Posicionamento por categoria de produtos: posicionamento em relação a determinadas classes de produtos (exemplo: barras de cereais são mais saudáveis que barras de chocolate); VI. Posicionamento por qualidade/preço: produto que oferece a melhor relação custo x benefício. Uma empresa pode utilizar um processo de pesquisa junto a seus consumidores para identificar sua imagem junto a eles em termos da oferta de benefícios procurados e, assim, tomar ações de desenvolvimento de diferenciação frente aos concorrentes e de posicionamento no mercado.

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