sábado, 19 de novembro de 2016

Estudos Disciplinares IV Questionário Unidade II 5 em 5 pontos

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    "Todos os números racionais podem ser expressos como quociente de dois inteiros. Contudo, π não pode ser expresso como quociente de dois inteiros. Portanto, π não é um número racional. Evidentemente, π é um número. Logo, existe pelo menos um número não racional. Forma padrão desse argumento, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    π não é um número.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: d
    A assertiva é falsa, pois π é, na verdade, um número.
  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    (ESAF) Se Beto briga com Glória, então Glória vai ao cinema. Se Glória vai ao cinema, então Carla fica em casa. Se Carla fica em casa, então Raul briga com Carla. Ora, Raul não briga com Carla. Logo:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Carla não fica em casa e Beto não briga com Glória.

    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: a
    Lembramos que a contrapositiva de p → q é equivalente a q →p. Daí, teremos se Raul não briga com Carla, então Carla não fica em casa.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Dados os argumentos a seguir, identifique os dedutivos e os indutivos:
    I. Todo homem é mortal.
    Sócrates é um homem.
    Sócrates é mortal.
    II. Frequentemente quando chove fica nublado.
    Está chovendo.
    Está nublado.
    III. Se chove molha a rua.
    Está chovendo.
    A rua está molhada.
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     I – dedutivo; II – indutivo; III - dedutivo

    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: c
    Não podemos nos esquecer que o processo dedutivo parte do geral para o particular, tal como acontece em I e III, e o processo indutivo é processo inverso.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Esta sequência de palavras segue uma lógica:
    - Pá
    - Xale
    - Japeri
    Uma quarta palavra que daria continuidade lógica à sequência poderia ser:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Anseio.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: b
    A ordem de apresentação das palavras deve-se à ordem alfabética das vogais. Em “pá” aparece a vogal “a”, em “xale”, aparecem as vogais “a” e “e”, em “japeri” são dispostas em ordem alfabética as vogais “a”, “e” e “i”. Assim, das alternativas, a única palavra que apresenta as vogais já dadas (a/e/i/) e a posterior “o” é “anseio”.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Leia os argumentos a seguir e assinale a alternativa correta.
    I. "Todos os X são Y; todos os Y são Z; logo, todos os X são Z."
    II. "Na escola A, 5/6 dos professores são doutores; X leciona em A; logo, X é doutor."
    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    O primeiro é um exemplo canônico de um argumento classificado como válido pela lógica dedutiva. O segundo é um argumento que não é classificado como válido pela lógica dedutiva, denominado indutivo.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c.
    Corretad.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: d
    O argumento I parte de uma ideia geral e aplica a uma situação particular, por isso é dedutivo; o argumento II, por sua vez, faz o processo inverso (do particular para chegar ao geral), marcando, então, o raciocínio indutivo.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Na relação entre as premissas expressas em linguagem natural e a conclusão, qual alternativa não apresenta conclusão verdadeira?
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    A teoria dos jogos e a teoria dos reticulados podem ser úteis para o aprendizado, embora alguns outros meios sejam igualmente interessantes. Conclusão: devido à existência de outros meios, os reticulados são de interesse para o aprendizado.

    Respostas:
    a. 
    Corretab.
    c.
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: b
    Conclusão verdadeira deve ser esta: Mesmo havendo outros meios, os reticulados são de interesse para o aprendizado.

  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O texto a seguir ironiza dois posicionamentos opostos: o primeiro refere-se ao método científico, construído por princípios indutivos; o segundo refere-se ao método criacionista, construído por princípios dedutivos.

    O método indutivo é um processo mental por meio do qual se infere uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. O objetivo dos argumentos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se baseiam. O método dedutivo é um processo mental, contrário à indução, por meio do qual é possível, a partir de uma ou mais premissas aceitas como verdadeiras a obtenção de uma conclusão necessária e evidente. Com base nos conceitos e na ilustração, qual alternativa constitui um exemplo de método científico indutivo?


    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    O corvo 1 é negro.
    O corvo 2 é negro.
    O corvo 3 é negro.
    O corvo "n" é negro.
    -------------------------
    (Todo) corvo é negro.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: a
    Na alternativa “a”, utiliza-se de raciocínio indutivo, pois parte-se de proposições particulares (“corvo 1, corvo 2...”) para fazer uma conclusão geral (“todo corvo”).
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Quando 10^94 - 94 (10 elevado a 94) é desenvolvido, a soma dos seus algarismos é igual a:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
     834
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: d
    Se 10³= 1000? Significa que 10 elevado a n é igual a 1 seguido de "n" zeros. Portanto, 10 elevado a 94 = 100...000 (são 94 zeros). Se diminuir por 94, o resultado seria 9999...906. O que antes possuía 94 zeros, agora temos 92 números "9" e o final com "06". Como a questão quer saber a soma dos algarismos, temos: (92 x 9) + 0 + 6 =828 + 6 = 834.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Sobre o raciocínio lógico, apresentam-se as seguintes assertivas:
    I. Dedução e indução são formas de raciocinar ou mesmo de argumentar, isto é, são formas de reflexão.
    II. Os argumentos dedutivos como os indutivos são fundamentados em premissas. A dedução e a indução são processos que se completam.
    III. Ao partir de uma afirmação geral para se chegar a uma afirmação particular, constrói-se um raciocínio chamado de dedução.
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Todas são verdadeiras.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: e
    De fato são duas formas de raciocínio lógico, dedução e indução, que se complementam. No caso da dedução, o processo é do geral para o particular, e da indução, é do particular para o geral.
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Suponha que na escola “Aprender a aprender”, todas as salas que possuem mais de trinta carteiras situam-se no 2º andar. Sabe-se que Isabela estuda nessa escola, em uma sala no 2º andar. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Nada se pode afirmar sobre a quantidade de carteiras da sala onde Isabela estuda.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: d
    Foi dito que todas as salas que possuem mais de trinta carteiras situam-se no 2º andar, ou seja, não há salas com mais de trinta carteiras em outros andares além do 2º andar. Os dados apresentados não permitem concluir que há apenas salas com mais de trinta carteiras no 2º andar. De modo mais geral, os dados apresentados não permitem qualquer conclusão sobre a quantidade de carteiras do 2º andar, ou seja, alternativa “d”. Sobre as outras alternativas, temos: “a’’ está incorreta, pois embora tenha sido dito que todas as salas com mais de trinta carteiras estão no 2º andar, pelas informações dadas não sabemos se há salas com trinta ou menos carteiras no 2º andar. A alternativa “b” está incorreta, pois não foi dito que no 2º andar há apenas salas com mais de trinta carteiras. A “c” é incorreta, pois, embora tenha sido dito que todas as salas com mais de trinta carteiras estão no 2º andar, pelas informações dadas não sabemos se há salas com trinta ou menos carteiras no 2º andar. A alternativa “e” é incorreta, pois nada foi dito sobre a quantidade de andares com salas de aula na escola.

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