sábado, 28 de maio de 2016

Estudos Disciplinares I Questionário Unidade II 5 em 5 pontos

Pergunta 1
Analise a figura abaixo e assinale a alternativa correta:
Resposta
Selecionada:
b.
0,5 em 0,5 pontos
23/04/2016 Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2016/1)
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_40816495_1&course_id=_173525_1&content_id=_1340849_1&return_… 2/11
Tratase
de um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem
e permite aos indivíduos a comunicação.
Respostas: a.
A figura não pode ser considerada um texto por não se constituir de
palavras distribuídas em orações e em parágrafos.
b.
Tratase
de um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem
e permite aos indivíduos a comunicação.
c.
É um texto apesar de seu contexto econômico.
d.
A figura não possui informação suficiente para ser um texto. Constam
dela apenas as seguintes informações: valor, nome da moeda corrente
e país de origem.
e.
A mistura de imagens, palavras e números não cria um texto, tornando
a figura, na verdade, confusa.
Feedback
da
resposta:
Resposta: b). A cédula pode ser considerada um texto. Devido a sua
relação com a sociedade, constitui um instrumento de comunicação. As
informações que constam dela são as específicas para o contexto do
mundo econômico.

Pergunta 2
Analise estas falas:
1. “Vou ler este texto para ver como se monta o brinquedo.”
2. “Vou dar uma olhada no sumário para ter uma ideia geral do livro.”
As falas 1 e 2 indicam qual estratégia de leitura?
Assinale a alternativa correta em resposta correta em resposta à questão:
Resposta
Selecionada:
a.
Definição de objetivo(s) antes da leitura.
Respostas:
0,5 em 0,5 pontos
23/04/2016 Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2016/1)
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_40816495_1&course_id=_173525_1&content_id=_1340849_1&return_… 3/11
a.
Definição de objetivo(s) antes da leitura.
b.
Associação do assunto do texto com o nosso conhecimento
prévio.
c.
Identificação de segmento importante no texto.
d.
Autoavaliação da compreensão textual.
e. Interpretação do texto.
Feedback
da
resposta:
Resposta: a). Definir objetivo(s) antes da leitura demonstra
autossuficiência por parte do leitor, indicando consciência sobre o que
deseja do texto. Além disso, o leitor concentrase
apenas no que é
importante no texto para atingir seu objetivo.

Pergunta 3
Com base na observação das figuras apresentadas em seguida, considere a alternativa correta:
Resposta
Selecionada:
d.
0,5 em 0,5 pontos
23/04/2016 Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2016/1)
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_40816495_1&course_id=_173525_1&content_id=_1340849_1&return_… 4/11
A proximidade entre pintura e cena cinematográfica devese
à
semelhança na forma em que as personagens se encontram.
Respostas: a.
Existe relação entre a pintura e a cena cinematográfica devido ao
desespero presente nas expressões fisionômicas daqueles que as
compõem.
b.
O distanciamento entre a pintura e a cena cinematográfica ocorre devido
ao próprio tempo em que foram criadas.
c.
A cena cinematográfica rompe com a pintura no que diz respeito à
linguagem, uma vez que a pintura é visual.
d.
A proximidade entre pintura e cena cinematográfica devese
à
semelhança na forma em que as personagens se encontram.
e.
Por ser outro signo, a cena cinematográfica não mantém relação com a
pintura.
Feedback
da
resposta:
Resposta: d). Os elementos dispostos na cena são parecidos com a pintura. A
forma como um guia o outro foi inspirada na pintura. Ocorre intertextualidade
entre a cena cinematográfica e o quadro.

Pergunta 4
Existe a linguagem verbal e não verbal, sendo cada uma constituinte de textos verbais
e não verbais. Assim, uma cidade, por exemplo, é considerada um texto (não verbal). A
respeito de texto não verbal, assinale a alternativa incorreta:
Resposta
Selecionada:
a.
Concentrase
no espaço em branco da página, típico do verbal
escrito.
Respostas: a.
0,5 em 0,5 pontos
23/04/2016 Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2016/1)
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_40816495_1&course_id=_173525_1&content_id=_1340849_1&return_… 5/11
Concentrase
no espaço em branco da página, típico do verbal
escrito.
b.
Não se concentra nem no timbre ou ritmo de uma voz, espaço
próprio do verbal falado.
c.
Organizase
em espaço tridimensional fechado ou público.
d.
Tem caráter fragmentado, imprevisto, múltiplo.
e.
Não é exclusivamente visual ou sonoro, mas é, sobretudo,
plurissígnico.
Feedback
da
resposta:
Resposta: a). Um texto não verbal, tal como a cidade, por exemplo, não
ocupa o espaço tradicional de texto verbal. Seus espaços não são a
página de um livro, mas outros recursos.

Pergunta 5
Imaginemos um recémgraduado
em Ciências Contábeis, nascido e criado em centro
urbano como São Paulo, convidado a trabalhar na zona rural com parceiros que
nasceram e se criaram no interior do Estado. O recémgraduado
deve
Resposta
Selecionada:
d.
considerar com naturalidade o fato de que a língua varia
geograficamente.
Respostas: a.
considerar errada a linguagem empregada pelas pessoas locais quando
elas não fizerem, por exemplo, a concordância na fala (“Os gado está
gordo”; “As fazendas dá lucro”).
b.
agir com preconceito e tentar ensinar a forma correta de falar a língua
portuguesa.
c.
rir da forma diferenciada de como as pessoas locais usam oralmente a
língua.
0,5 em 0,5 pontos
23/04/2016 Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2016/1)
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d.
considerar com naturalidade o fato de que a língua varia
geograficamente.
e.
comunicarse
apenas com pessoas locais que usam a língua
portuguesa como ele.
Feedback
da
resposta:
Resposta: d). Um ponto importante quanto a estudar a disciplina
Interpretação e produção de textos é a consciência de que a língua varia
em seus diversos usos. O pai e a mãe usam comumente uma linguagem
afetiva com o filho; o jovem usa muita gíria; enfim cada parte do país tem
uma forma de usar a língua, criando dialetos. Assim, um recémformado,
ao sair de sua esfera linguística, precisa aprender a respeitar outros usos
da língua.

Pergunta 6
Leia a tirinha da Mafalda:
A conversa entre Mafalda e seus amigos
Resposta
Selecionada:
a.
revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam
convergir.
Respostas: a.
revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam
convergir.
b.
0,5 em 0,5 pontos
23/04/2016 Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2016/1)
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_40816495_1&course_id=_173525_1&content_id=_1340849_1&return_… 7/11
desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de
entendimento e respeito entre as pessoas.
c.
expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de
entendimento entre posições divergentes.
d.
ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas
a partir do debate político de ideias.
e.
mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões
políticas para superar divergências.
Feedback
da
resposta:
Resposta: a). Da situação exposta na charge, percebese
a dificuldade de
entendimento entre perspectivas distintas, os obstáculos à convergência
de opiniões.

Pergunta 7
Leia os poemas a seguir e indique a resposta correta.
Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidouse
e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1980.
Quadrilha da sujeira
João joga um palitinho de sorvete na
rua de Teresa que joga uma latinha de
refrigerante na rua de Raimundo que
joga um saquinho plástico na rua de
Joaquim que joga uma garrafinha
velha na rua de Lili.
Lili joga um pedacinho de isopor na
rua de João que joga uma embalagenzinha
de não sei o que na rua de Teresa que
joga um lencinho de papel na rua de
Raimundo que joga uma tampinha de
0,5 em 0,5 pontos
23/04/2016 Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2016/1)
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_40816495_1&course_id=_173525_1&content_id=_1340849_1&return_… 8/11
refrigerante na rua de Joaquim que joga
um papelzinho de bala na rua de J. Pinto
Fernandes que ainda nem tinha
entrado na história.
AZEVEDO, Ricardo. Você diz que sabe muito, borboleta
sabe mais! São Paulo: Moderna, 2007.
I. Apesar do título e dos nomes semelhantes, não existe intertextualidade na relação
entre os dois poemas, uma vez que o texto de Azevedo não recupera tematicamente o
poema de Drummond.
II. Azevedo trata de uma problemática da nossa sociedade: a falta de cuidado com o
planeta ao criarmos muito lixo.
III. Ambos os poemas têm a mesma estrutura na distribuição das frases.
Resposta Selecionada: e. II e III são corretas.
Respostas:
a.
Apenas I é correta.
b.
Apenas II é correta.
c.
Apenas III é correta.
d.
I e II são corretas.
e. II e III são corretas.
Feedback
da
resposta:
Resposta: e). A intertextualidade (relação entre textos) ocorre no poema de
Azevedo, que de forma explícita faz referência ao poema de Drummond:
por meio do título, dos nomes dos personagens, da estrutura poética. A
intertextualidade não é cópia; o texto posterior sempre apresenta algo
novo. O texto de Azevedo recorre ao texto anterior para contextualizar o
texto anterior, de Drummond com tema da atualidade: o lixo.

Pergunta 8
Listamse
a seguir algumas atividades de natureza metacognitiva, excetuandose
a:
Resposta
Selecionada:
b.
Falta de obstáculo na compreensão do texto.
Respostas:
a.
Explicitação dos objetivos da leitura.
0,5 em 0,5 pontos
23/04/2016 Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2016/1)
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b.
Falta de obstáculo na compreensão do texto.
c.
Monitoração do comportamento para ver se está ocorrendo a
compreensão do texto.
d.
Tomada de ações corretivas quando são detectadas falhas na
compreensão do texto.
e.
Recuperação da atenção quando a mente se distrai ou faz
digressões quando da leitura.
Feedback
da
resposta:
Resposta: b). A falta de obstáculo no texto implica atividade cognitiva, ou
seja, a leitura flui sem dificuldades, sem necessidade da metacognitiva
(consciente) para a compreensão.

Pergunta 9
Sobre o artigo de opinião, analise as afirmativas:
I. Remete unicamente a situações em que o confronto é explícito (declarado).
II. É um texto em que o autor expõe pontos de vista contraditórios sobre o mesmo
assunto.
III. Tem como objetivo manter o pensamento dos leitores sobre uma questão
controversa de interesse social.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
d.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Respostas:
a.
Apenas a afirmativa I é correta.
b.
Apenas a afirmativa II é correta.
c.
Apenas a afirmativa III é correta.
0 em 0,5 pontos
23/04/2016 Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2016/1)
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_40816495_1&course_id=_173525_1&content_id=_1340849_1&return… 10/11
Sábado, 23 de Abril de 2016 18h38min30s BRT
d. Apenas as afirmativas I e II são corretas.
e. Apenas as afirmativas II e III são corretas.

Pergunta 10
São várias as diferenças linguísticas das diversas regiões e das diferentes camadas
sociais do Brasil. Todas, porém, fazem parte de nossa realidade e são compreensíveis
por seus falantes. Como exemplo disso, podemos verificar as variantes linguísticas
para as palavras tangerina e mandioca. Considerando as variações da língua
portuguesa, assinale a opção correta.
Resposta
Selecionada:
a.
As palavras tangerina, mexerica e bergamota são sinônimas, assim
como mandioca é sinônima de macaxeira.
Respostas: a.
As palavras tangerina, mexerica e bergamota são sinônimas, assim
como mandioca é sinônima de macaxeira.
b.
São corretas apenas as formas mandioca e tangerina, uma vez que
são palavras mais bem aceitas na língua culta.
c.O uso da palavra macaxeira não é correto, pois faz parte da língua
indígena do nordeste do País.
d.
quando um falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca,
demonstra pertencer a uma classe social baixa.
e.
Os brasileiros falam o português mais corretamente na região Sul do
que na região Nordeste.
Feedback
da
resposta:
Resposta: a). O preconceito linguístico leva a considerar como correta
apenas uma forma da língua, a padrão, a culta, a elitizada. No entanto, o
uso da língua é dinâmico, criando várias formas de expressão.

14 comentários:

  1. Muito Obrigado Ednaldo, você me ajudou muito!

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  2. preciso corrigir as respostas do questionário 1 de estudos disciplinares 2 mais não encontrei aqui tem um exercício mas não é o mesmo as perguntas são diferentes vc pode me ajudar?

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  3. tem uma potra postagem dele que pode lhe ajudar

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  4. todas as respostas estao corretas, muito bom esse blog,da uma graaaande ajuda esses conteudos postados.
    obrigada

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  5. muito obrigado ...porque sem tempo ...trabalhando e estudando e difícil.

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  6. Eu queria saber se vc tem as resolvidas dos estudos disciplinares VI e V desse ano de 2020 ! Que eu tô procurando e não consigo achar! Como eu faço para a resolver se não tem nem assunto pra ler !

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  7. Boa noite!!!!
    Vc teria os os questionário de psicologia aplicada á enfermagem 2020?

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  8. Você tem as respostas de estudos disciplinares X do 5 semestre da uniplan? Não tô achando pra conferir

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