domingo, 28 de agosto de 2016

Fundamentos e Importância da Logística Questionário Unidade I 2,5 em 2,5 pontos

  • Pergunta 1

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     A logística, como vantagem competitiva, gera diferentes formas de atendimento ao cliente. Estes serviços ofertados devem atender aos critérios de competição de cada empresa e devem buscar a informação de quais os critérios são importantes ou prioritários para os seus clientes, variando entre custo, qualidade, prazo, flexibilidade e inovação. Há três tipos de empresas com diferentes focos de atendimento, como segue: Mc Donald’s, Habib’s e Lojas Zara.

    Entre os cinco critérios competitivos, podemos afirmar que correspondem, respectivamente, às empresas acima: 

    I. Rapidez. 
    II. Inovação, rapidez e eficiência. 
    III. Custo e preço baixo. 
    IV. Qualidade. 

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    I, III e II.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “b”. Como critério competitivo adotado pelas empresas citadas no enunciado, a ordem correta é: I. Rapidez: para o Mc Donalds; III. Custo e preço baixo: para o Habib’s; e II. Inovação, rapidez e eficiência: para a Zara, que tenta unir os três critérios.

  • Pergunta 2

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Com relação à missão da logística, qual das afirmativas abaixo corresponde à melhor definição?

    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas e, ao mesmo tempo, fornecer maior contribuição à empresa.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad.
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “d”. A missão da logística é dispor o produto certo (conforme o cliente solicitou), no lugar certo (onde o cliente solicitou, ou nos pontos de vendas), do jeito certo (da forma que foi solicitado, cor, tamanho, configuração) e nas condições certas (sem avarias, preservado.

  • Pergunta 3

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Leia as afirmações abaixo:

    I. A ideia da logística é atender mais e melhor, por um preço menor. 
    II. A competição está naquilo que se faz. 
    III. A competição não está no produto ou no serviço que uma empresa vende, mas, sim, em como ele é produzido. 

    Com base nos conceitos e objetivos da logística, podemos afirmar que: 
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Somente a afirmativa II está incorreta.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “d”. A competição começa a se dar no como se faz, e não naquilo que se faz. A ideia logística é melhorar a forma de fazer, e não aquilo que é feito, passando a competir por outras bases.
  • Pergunta 4

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Na era colonial, os colonizadores tinham de abastecer as regiões colonizadas, e as necessidades eram diversas; precisava-se de inúmeros itens para abastecer a região. Os pedidos dos comerciantes que vendiam nas vilas eram feitos por meio dos caixeiros viajantes, que visitavam os pontos de venda em longas distâncias, sendo que tal processo poderia demandar dias ou semanas. Essa fase tinha características específicas. Considere as afirmativas e assinale a alternativa verdadeira:

    I. Comercialização somente com dinheiro. 
    II. As encomendas eram antecipadas e em grandes quantidades, gerando estoques que aguardavam ser vendidos. 
    III. Pouca variedade de produtos. 
    IV. Variedade de opções e formas de pagamento. 

    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Somente a afirmativa IV está incorreta.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: Alternativa “d”. Nesta época, a comercialização era feita com dinheiro: essa era uma das exigências dos armazéns. No entanto, ainda não havia variedade de formas de pagamento, que era feito somente em dinheiro. As demais afirmativas descrevem as características da época.
  • Pergunta 5

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     No fluxo logístico de uma cadeia de suprimentos, conforme demonstrado na figura da questão anterior, a última atividade é de transporte e distribuição, em que os pedidos são despachados para os canais de distribuição. Transporte e distribuição correspondem a:
    I. Uma atividade interna do ciclo logístico. 
    II. Uma atividade externa do fluxo logístico. 
    III. Uma atividade que representa o maior custo logístico. 

    Assinale a alternativa verdadeira: 
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     Somente a afirmativa I está incorreta.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “a”. A atividade de transporte e distribuição não é uma atividade interna do ciclo logístico; é uma atividade externa, também conhecida como logística outbound. A logística interna, por sua vez, é conhecida como logística inbound. As atividades de transporte e distribuição representam a maior parcela dos custos logísticos.
  • Pergunta 6

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     No início do desenvolvimento moderno do comércio, as mercadorias eram comercializadas diretamente nos postos de troca. Nessa época, a moeda ainda estava sem credibilidade suficiente para girar a economia. A produção era totalmente artesanal e havia pouca complexidade em operações, pouca concorrência e poucos itens à disposição. A prática comercial deste período era conhecida como:

    I. Vendas por representantes, chamados de caixeiros viajantes. 
    II. Fase do capitalismo. 
    III. Escambo: o comércio era realizado por meio de trocas. 

    Assinale a alternativa verdadeira: 
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Somente a afirmativa III está correta.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: alternativa “c”. A prática do comércio por meio de trocas era conhecida como escambo. Os caixeiros viajantes surgiram em outro período histórico (era colonial), assim como o capitalismo (Revolução Industrial).
  • Pergunta 7

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Nos EUA, o processo de distribuição por meios similares aos serviços dos correios, no Brasil, trouxe inúmeras possibilidades para reestruturar o processo logístico: possibilitou a venda por catálogos e as encomendas postais, originando, então, uma nova estrutura de comercialização e entregas, um novo modelo logístico. Este recurso trouxe muitos benefícios, com exceção de:

    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Maior confiança dos consumidores no sistema de venda por postagem.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “e”. A venda por catálogo trouxe muitos benefícios, citados acima. No entanto, esse modelo ainda enfrentou um grande problema: a confiabilidade no sistema, pois o cliente poderia receber algo quebrado ou simplesmente o produto poderia não ser exatamente do jeito que ele pensava que fosse.
  • Pergunta 8

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Uma característica do processo de produção no auge da Revolução Industrial e início do século XX era produzir grandes quantidades de um mesmo produto. O objetivo era ganhar pelo volume. Avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:

    I. Produção controlada por meio de cartões (kanban).  
    II. Produção sob demanda, pelo sistema JIT. 
    III. Produção em massa. 
    IV. Produção enxuta. 
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Somente a afirmativa III está correta.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “d”. A produção em grande quantidade, cujo objetivo é ganhar pelo volume, era chamada de produção em massa. As demais características referem-se ao modelo de produção enxuta, que é exatamente o oposto da produção em massa.
  • Pergunta 9

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Observe o fluxo abaixo e responda a questão a seguir:
    Ao observar as etapas do ciclo interno das operações logísticas, identificamos o processo de aquisição de materiais. Aponte a alternativa que menciona uma atividade de competência de compras:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     Negociar com o fornecedor.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “e”. As atividades das alternativas “a” e “b” são de recebimento de mercadoria. As atividades das alternativas “c” e “d” são de estocagem e armazenagem. Somente a alternativa “e” corresponde ao processo de compras.

  • Pergunta 10

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Para Wanke (2011), a definição da logística moderna precisa participar do processo de tomada de decisões estratégicas corporativas, pois todas as ações estão integradas, associando marketing, produção, compras, armazenagem, distribuição, entre outros. Veja a imagem abaixo:
    No fluxograma, após os quatro Ps (produto, preço, praça e promoção), encontram-se, na sequência, as questões de decisões de estoques que antecedem a decisão de compras.
    Desta forma, podemos afirmar que as atividades de estoque competem:

    I. Ao planejamento das necessidades de materiais.
    II. Ao recebimento de materiais e conferência dos itens.
    III. À definição de quantidades a serem adquiridas, entre matéria-prima, material auxiliar, insumos etc.
    IV. À armazenagem e manuseio dos itens.

    Assinale a alternativa verdadeira:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     As afirmativas I e III estão corretas.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “a”. Quando se fala em decisões de estocagem antes das atividades de compras e aquisição, são apenas de planejamento das necessidades de materiais, ou seja, quais itens serão necessários para atender à demanda (pedidos), bem como à definição das quantidades com relação aos itens que já existem em estoque. O recebimento de materiais, a conferência dos itens e a armazenagem e manuseio dos itens são atividades realizadas após atividades de compras e aquisição.

3 comentários:

  1. OFERTA DE PRÉSTAMO DE INVERSIÓN / NEGOCIO / HOGAR / PERSONAL ASEQUIBLE INSTANTÁNEO SIN COSTO / ESTRÉS CONTÁCTENOS HOY A TRAVÉS DE Whatsapp +19292227023 Correo electrónico drbenjaminfinance@gmail.com

    Hola, ¿Necesitas un préstamo urgente para apoyar tu negocio o con cualquier finalidad? somos una empresa de préstamos certificada, legítima y con licencia internacional. Ofrecemos préstamos a empresas comerciales, empresas e individuos a una tasa de interés asequible del 2%, puede ser un préstamo a corto o largo plazo o incluso si tiene un crédito deficiente, procesaremos su préstamo tan pronto como recibamos su solicitud. somos una institución financiera independiente. Hemos construido una excelente reputación a lo largo de los años al proporcionar varios tipos de préstamos a miles de nuestros clientes. Ofrecemos servicios de préstamos garantizados de cualquier monto a personas de todo el mundo, ofrecemos préstamos personales sencillos, préstamos comerciales / comerciales, préstamos para automóviles, arrendamiento de equipos, préstamos de consolidación de deuda, préstamos hipotecarios, etc., con un historial crediticio bueno o malo. Si necesita un préstamo, contáctenos a través de Whatsapp +19292227023 Correo electrónico drbenjaminfinance@gmail.com

    Comparte esto para ayudar a un alma ahora mismo, gracias

    ResponderExcluir