domingo, 28 de agosto de 2016

Fundamentos e Importância da Logística Questionário Unidade II 2,5 em 2,5 pontos

  • Pergunta 1

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     Somente a II está correta.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “b”. Conforme trata o livro-texto, a imagem agrega valor, e o cliente não compra somente o produto. A afirmativa I está incorreta, pois é justamente a integração das atividades fins e meio que cria o conceito de valor. A afirmativa III está incorreta, pois agregar valor não aumenta o preço. Valor não é o que o cliente paga, mas, sim, o que ele percebe.

  • Pergunta 2

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
      Somente a III está incorreta.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “e”. O sistema de produção modular tem como objetivo a integração de todos os elos da cadeia de suprimentos, buscando reduzir custos e obter vantagem competitiva para todos.

  • Pergunta 3

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     Somente a afirmação II está correta.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “b”. Quando se terceirizam os serviços, a empresa espera reduzir custos por não ter de investir, por exemplo, em novas frotas de veículos, na manutenção deles, na mão de obra etc.
    Focar a competência-chave significa que a empresa vai focar aquilo que ela oferece, o seu core business, seja produto ou serviço. Isso acontece principalmente nos serviços de transporte e distribuição, que a empresa costuma terceirizar para um operador logístico e focar aquilo que ela sabe fazer.
    A questão de a qualidade ter ficado em terceiro lugar não significa, necessariamente, que a empresa não se importa com esse quesito. Pelo contrário, quando ela diz que a terceirização ocorre para focar a competência-chave, tem como objetivo melhorar a qualidade e aumentar a satisfação dos seus clientes.
  • Pergunta 4

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Pressionada pela concorrência japonesa, a Ford precisou eliminar gastos excessivos. O Departamento de Contas a Pagar (DCP) tinha 500 funcionários e um mar de papelório para resolver pendências e pagar fornecedores. Cerca de 14 itens de múltiplas fontes tinham de ser conferidos. O atraso de um documento significava horas para achar a informação correta. O procedimento era convencional: o Departamento de Compras (DC) enviava um Pedido de Compra (PC) ao fornecedor com cópia ao DCP. Quando o material chegava à recepção, o funcionário preenchia um formulário do material e o enviava ao DCP. Logo depois, o fornecedor enviava ao DCP a fatura. O DCP precisava conciliar três documentos: o PC, o recebimento e a fatura. Em 80% dos casos, a conciliação era possível. Mas os 20% restantes geravam uma confusão enorme. Quando a Ford analisou a Mazda japonesa, percebeu que ela tinha apenas cinco funcionários para o seu DCP, e tudo fluía bem. A Ford resolveu mudar essa logística, realizando uma reestruturação nos processos: a fatura e os três documentos foram eliminados. O papelório foi substituído pelo computador. O comprador do DC emite um pedido ao fornecedor e o informa em um banco de dados on-line. Ao receber o material, a recepção verifica a compra no banco de dados e informa a chegada. O computador emite automaticamente o cheque ao fornecedor no prazo. Caso contrário, a recepção devolve o material ao fornecedor. Com isso, a quantidade de recebimento por dia aumentou, a quantidade de fornecedores pagos por dia aumentou, os problemas na localização de documentos diminuíram drasticamente, e o resultado mais visível foi o aumento de produtividade do setor, mesmo com menos pessoas. Nesse cenário, percebe-se que a empresa buscou:

    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     Melhorar a utilização da capacidade.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “b”. Entende-se como capacidade a quantidade de produtos que uma empresa pode produzir por dia, mês, semana ou ano. Pode ser a capacidade de produto ou serviço. Equilibrar a capacidade da empresa em função da demanda é essencial para garantir um bom nível de atendimento.
  • Pergunta 5

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Usando a cadeia de suprimentos para competir, a Dell se destacou com a inovação de vendas diretas ao consumidor. Para tanto, utiliza-se de estratégias com seus fornecedores para garantir qualidade e prazo. Leia as afirmações a seguir e responda a questão abaixo: 
    I - A Dell passou a focar os consumidores da classe A para aplicar a sua estratégia de vendas pela internet e reduzir custos. 
    II - Em dez anos, a Dell reduziu drasticamente seu número de fornecedores. Após dez anos, estava utilizando apenas 15% da quantidade de fornecedores que possuía, concentrando nos mesmos cerca de 75% das aquisições. 
    III - Para montar um pedido, alguns componentes eram enviados diretamente do fornecedor da Dell para o cliente, agilizando a entrega do produto. 
    O que podemos considerar como verdadeiro na estratégia de vendas da Dell? 
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     Somente a afirmação I está incorreta.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “a”. Não faz parte da estratégia da Dell focar consumidores da classe A. Pelo contrário, a Dell vende diretamente ao consumidor de todas as classes, oferecendo, aos seus clientes, a oportunidade de personalizar a configuração dos seus computadores, oferecendo ampla forma de pagamento, apesar de receber a maior parte dos pagamentos antes mesmo de entregar os produtos. Já que, na internet, a maioria dos pagamentos é feita por cartão de crédito, ela recebe antes de pagar aos fornecedores. A Dell é cobrada pelos componentes somente quando eles deixam o depósito do fornecedor em resposta a um pedido do consumidor. O fornecedor recebe o pagamento 45 dias depois. As afirmações II e III estão corretas, conforme estudo de caso do livro-texto. Confira-o na íntegra.
  • Pergunta 6

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     A integração da cadeia de suprimentos é essencial para a eficiência logística. No entanto, Christopher (2007) afirma que as organizações (elos da cadeia) não cooperam em alto grau entre si como deveriam. Indique o motivo, segundo o autor:


    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     Pelo relacionamento de poder entre os elos da cadeia.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “c”. Quem detém o maior poder na cadeia detém para si o maior ganho. O poder entre os elos da cadeia direciona como o processo funcionará, quem manda e quem obedece. O pequeno empresário não tem poder de barganha.
  • Pergunta 7

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     As organizações traçam estratégias para definir se haverá estoques centralizados, descentralizados, onde atuar, se por conta ou através de parceiros logísticos, de acordo com os seus objetivos traçados para atender ao cliente. Essas estratégias são chamadas de:


    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     Estratégias de localização.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “c”. A estratégia de localização está relacionada com os objetivos da empresa e sua forma de atuação no mercado, ou seja, qual público e mercado ela almeja alcançar e como fará isso. As estratégias de estoque definem qual será o nível de estoque, o seu giro, a frequência de reabastecimento e os custos de estoque. A de transporte significa, por exemplo, a definição de modais. Os custos estão relacionados à política estratégica de custos; por exemplo, competir por custos.

  • Pergunta 8

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Imagine a seguinte situação: uma empresa que produz metais sanitários tinha uma estrutura planejada para produzir lotes específicos, ou seja, se o lote considerado fosse de 1.000 unidades, e um cliente precisasse de 1.100 unidades, ou ele compraria 100 a menos do que precisava, ou compraria 2.000 unidades, dois lotes de 1.000. O serviço de entrega era próprio, o que significava, muitas vezes, limitações nas entregas por falta de capacidade de transportes, gerando atrasos e a insatisfação do cliente. Então, ela resolveu terceirizar essa atividade, gerando maior flexibilidade no atendimento ao cliente. A decisão da empresa pode ser chamada de:


    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     Serviço personalizado.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “b”. Personalizar é o mesmo que customizar, ou seja, entregar de acordo com as necessidades de cada cliente. É o cliente quem decide a quantidade que quer, onde quer receber e como vai receber. Dessa forma, a empresa deve se adequar a tais necessidades.
  • Pergunta 9

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Os Prestadores de Serviços Logísticos (PSL) podem oferecer os mais variados serviços, que são customizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Destes serviços terceirizados, qual deles não está na lista dos PSLs? 


    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Manufatura.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “d”. Manufatura ou produção é a atividade principal, não é um serviço oferecido por empresas terceirizadas de logística. Os PSLs são contratados para atividades de transportes, distribuição, embalagem etc.
  • Pergunta 10

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     Sobre o termo “alavancagem logística”, podemos afirmar que: 
    I - É um ato de crescimento, no qual a logística busca suprir as necessidades de lucratividade. Afinal, lucrar mais é o objetivo das empresas. 
    II - É um ato de melhoria, de crescimento, no qual a logística busca suprir as necessidades apontadas pelo mercado. 
    III - É um ato de melhoria, de crescimento, no qual a logística busca aumentar a capacidade produtiva da empresa.
    Assinale a alternativa verdadeira:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     Somente a afirmação II está correta.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Resposta: “b”. Deve-se buscar a melhoria do todo e em função do mercado. Melhorias não podem ocorrer isoladamente ou ser somente realizadas em algumas áreas da empresa.

Um comentário:

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