sábado, 20 de maio de 2017

Plano de Negócios Questionário Unidade I 5 em 5 pontos

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Elevator speech é um termo utilizado para definir:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Abordagem de vendas.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: elevator speech – a abordagem de um minuto (Luiz de Paiva)
    O termo elevator pitch, ou elevator speech, é “muito utilizado em textos ou websites em inglês sobre empreendedorismo, mas sabe o que significa? Elevator, obviamente, significa ‘elevador’, e pitch quer dizer ‘abordagem de vendas’. Dessa forma, obtemos ‘abordagem de vendas no elevador’. O elevador representa o tempo que você tem para fazer a abordagem (um minuto, a média que você fica dentro do elevador). Portanto, trata-se da abordagem de vendas que você consegue fazer de seu negócio em um minuto. Normalmente, isso não se aplica a produtos e serviços para um cliente, e sim à venda de uma ideia ou negócio para outro interessado (por exemplo, um investidor).”


  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Ideias, nas empresas, podem ser de dois tipos, segundo Dolabela (2001):
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Ideias incrementais e ideias radicais.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: ideias, nas empresas, podem ser de dois tipos, segundo Dolabela (2001):
    • ideias incrementais: são próximas das competências-chave da empresa, têm baixo risco e baixo retorno;
    • ideias radicais: diferentes competências-chave da empresa, geralmente, trazem alto risco acompanhado de alto retorno.
    Ter novas ideias para incrementar os negócios é uma exigência para quem está no mercado.


  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Manter a cabeça aberta e antenada ao que ocorre no ambiente é uma das formas de gerar ideias interessantes e que podem se transformar em bons negócios. Que outra proposta apresentada por Dornelas (2008) vai ao encontro desse pensamento?
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Novos nichos de mercado podem ser detectados em conversas com todo tipo de pessoas, de diferentes níveis sociais e idade variada.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: manter a cabeça aberta e antenada ao que ocorre no ambiente é uma das formas de gerar ideias interessantes e que podem se transformar em bons negócios. Outras propostas apresentadas por Dornelas (2008):
    • Novos nichos de mercado podem ser detectados em conversas com todo tipo de pessoas, de diferentes níveis sociais e idade variada. Vale ouvir desde os adolescentes aos mais velhos e experientes, sobre os mais variados temas. Quem havia pensado que os idosos teriam a importância que têm adquirido no mercado, com produtos específicos feitos para eles, como viagens, produtos para cuidados pessoais e conforto da saúde?
    • Uma pesquisa de novas patentes e licenciamentos de produtos, em áreas de interesse do empreendedor, pode trazer ideias interessantes, produtos a serem desenvolvidos, testados etc.

  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O que é feeling?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Sentimento e intuição.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: feeling é um sentimento, uma sensação. Dizemos que o empresário teve feeling para o negócio, teve uma intuição de que seria um bom negócio.

  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Pode ser entendido como o segmento da população que possui interesse, renda e acesso aos produtos e aos serviços oferecidos por determinada empresa:

    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Mercado potencial.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: o mercado potencial pode ser entendido como o segmento da população que possui interesse, renda e acesso aos produtos e aos serviços oferecidos por determinada empresa. O estudo das características desse mercado é de extrema importância para que se possam conhecer as necessidades e os desejos dos consumidores e atendê-los de maneira mais eficiente.

  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Podemos considerar como regra do brainstorming:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Estão corretas as alternativas “a” e “d”.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d.
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: para Dornelas (2008), o brainstorming precisa de regras para acontecer adequadamente, ou serão apenas várias pessoas reunidas, se divertindo, sem compromisso com a geração de ideias. Portanto, é preciso que se sigam algumas regras:
    1. ninguém pode criticar outras pessoas do grupo e todos são livres para expor suas ideias, mesmo que pareçam absurdas;
    2. em cada rodada, todos os participantes devem dar uma ideia a respeito do tópico em discussão e quanto mais rodadas melhor;
    3. podem ser sugeridas ideias baseadas nas ideias anteriores de outras pessoas. Essas combinações são bem-vindas e podem gerar bons resultados;
    4. a atividade deve seguir sem que haja uma pessoa dominante, apenas deve ser garantido que todos participem;
    5. após a seleção natural das ideias, elas deverão passar pelo crivo do empreendedor, que fará uma análise mais detalhada em uma segunda etapa, não neste momento. Nesse caso, o feeling do empreendedor é muito importante.

  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Por que o item “produtos, serviços e tecnologia” é importante no plano de negócios?
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Porque descreve as principais características dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: resumo executivo/enunciado do projeto: esse tópico pode ser entendido como a definição, de forma sintética, do projeto ou negócio que se pretende desenvolver e implantar. Indica como a empresa será estruturada para iniciar suas atividades, os produtos e/ou serviços que serão oferecidos, as características do mercado almejado, bem como as estratégias a serem adotadas para o alcance dos objetivos.

  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Quando podemos considerar que uma ideia se transforma em oportunidade?
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: identificar o mercado-alvo é de fundamental importância para implementar seus projetos empresariais. Veja que ter uma ideia isolada não serve para nada. Em uma análise rápida, o empreendedor deverá ser capaz de dizer se ela vai funcionar ou não, ou seja, terá que saber se existem compradores para seu produto ou serviço e se eles estão dispostos a gastar dinheiro com isso, bem como saber onde eles estão e o que querem.

  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Ter as pessoas certas no lugar certo significa que é preciso haver, pelo menos, dois tipos de empreendedores na empresa, que são:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    líder empreendedor e o gerente.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: ter as pessoas certas no lugar certo significa que é preciso haver, pelo menos, dois tipos de empreendedores na empresa:
    • o líder empreendedor (criativo, gerador das ideias);
    • o gerente (executa, incentiva os pensadores criativos, facilita o processo e complementa o time).
    Sem esses dois elementos, fica difícil levar as ideias a novas oportunidades, pois o criativo ficará no campo das ideias e o executivo fica na dependência do criativo para implementar o que precisa ser criado.

  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Timing e brainstorming são termos utilizados para definir, respectivamente:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Tempo de realização e tempestade cerebral de ideias.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: uma excelente ideia em um momento errado é a típica ideia que não irá para frente. Por exemplo, a ideia de um novo produto em um momento em que seria impossível, para a empresa, investir qualquer capital em novas oportunidades. É preciso considerar o timing da ideia (momento em que aparece). Uma das mais conhecidas formas de estimular a criatividade e a geração de novas ideias é o método brainstorming (tradução literal: tempestade cerebral), que estimula a geração de novas ideias em grupo.

19 comentários:

  1. Respostas em perfeita sincronia, tudo certo.

    ResponderExcluir
  2. A segunda e a quarta estão incorretas.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado!!
    estão todas corretas.
    Top

    ResponderExcluir